Criar conta com segurança com autenticação de dois fatores
A autenticação de dois fatores (2FA) proporciona uma camada extra de proteção ao efetuar login em uma conta. Ela requer tanto algo que você sabe (como uma senha) quanto algo que você possui (como um telefone celular ou uma chave física).
2FA pode ajudar a proteger contra ataques de phishing, malware e força bruta, exigindo que as tentativas de login sejam verificadas. Ele também o protege contra redes wifi abertas e ataques man-in-the-middle através de técnicas man-in-the-middle.
Faça o login
A autenticação de dois fatores (também conhecida como 2FA) é uma medida de segurança cibernética projetada para melhorar a segurança on-line de suas contas e identidade. Ela ajuda a proteger contas, perfis de mídia social, hábitos de compras on-line e informações bancárias contra tentativas de hacking ou roubo de identidade. A tecnologia pode ser encontrada em vários sites e serviços.
A autenticação com dois fatores é uma característica particularmente forte dos sistemas de segurança modernos, pois requer mais do que apenas uma senha para desbloquear uma conta. Para completar o processo, você precisa de algo que conhece (como um código ou aplicativo) e algo físico como um smartphone ou uma chave de hardware.
A autenticação de dois fatores oferece inúmeras vantagens de segurança, mas pode ser um desafio para se estabelecer e manter em funcionamento. Uma variedade de fatores pode interferir em sua eficiência, tais como problemas de integração, dependência de hardware ou prestadores de serviços externos e manutenção.
Antes de tudo, as empresas devem estabelecer uma infra-estrutura segura para que os usuários possam receber códigos de verificação em seus dispositivos móveis. Isto pode ser feito utilizando serviços baseados em nuvem como o Imperva Login Protect, que trata do processo e facilita a implantação.
Uma vez aprovadas, as empresas devem ter uma forma de rastrear as tentativas de login. Isto pode ser feito usando sistemas baseados em nuvem como o Imperva Web Application Firewall ou mantendo um inventário de usuários e dispositivos que precisam de verificação.
Além disso, a empresa deve ter uma maneira eficaz de notificar os usuários sobre qualquer falha durante a autenticação. Isto pode ser feito via e-mail ou mensagens de texto.
Uma vez que o processo de autenticação de dois fatores esteja em vigor, os usuários devem fornecer seu código de autenticação cada vez que se logarem em sua conta. O código pode ser gerado tanto por um aplicativo de terceiros quanto diretamente pelo próprio provedor de serviços.
Durante o processo de configuração, os usuários devem criar e verificar um segredo compartilhado que lhes permitirá gerar um código individual para cada tentativa de login. Este segredo deve então ser armazenado com segurança em um servidor confiável ou em outro local confiável. Além disso, eles devem baixar e instalar um aplicativo autenticador em seu dispositivo para maior proteção.
O aplicativo autenticador utilizará o segredo compartilhado e a hora atual para gerar códigos para cada tentativa de login. Estes códigos serão alterados periodicamente para que somente o usuário possa vê-los e, uma vez recebidos, possam ser inseridos para acessar sua conta.
Outro componente importante da autenticação de dois fatores é sua exigência de que o usuário esteja fisicamente presente ao efetuar o login. Esta medida de segurança ajuda a manter os hackers longe de roubar informações pessoais ou senhas, usando malware para rastrear os logins enquanto você os digita em um computador.
As instituições de ensino superior freqüentemente utilizam dois fatores de autenticação (2FA) para proteger dados sensíveis. A tecnologia não apenas protege as contas dos estudantes, professores e funcionários, mas também pode combater atores maliciosos autenticando cada tentativa de login. Isto ajuda a impedir que malwares roubem nomes de usuário e senhas, bem como impede que hackers acessem dispositivos que estudantes, professores e funcionários estejam acessando com suas credenciais.
Verificação em duas etapas
A autenticação com dois fatores (2FA) é uma medida de segurança essencial para ajudar a manter sua conta segura. Ela requer que você insira dois fatores ao fazer o login, como seu endereço de e-mail e senha mais um código enviado diretamente para seu dispositivo móvel ou chave de segurança.
Estabelecer uma verificação em duas etapas ao criar sua conta é uma etapa simples, mas benéfica, que oferece uma paz de espírito adicional. Embora requeira algum trabalho extra, a segurança extra que ela proporciona vale bem o esforço extra.
Existem dois tipos de autenticação de dois fatores (2FA). O 2FA baseado em SMS requer que um código de segurança seja enviado diretamente para seu telefone ao fazer o login; o TOTP usa códigos QR que geram senhas exclusivas para dispositivos; estes podem ser usados a partir de qualquer dispositivo e oferecem mais benefícios do que as opções baseadas em SMS.
A verificação em duas etapas é uma poderosa medida de segurança que dificulta muito mais o acesso de indivíduos não autorizados à sua conta. Ela também o protege contra golpistas que podem tentar roubar detalhes de login ou vendê-los na Dark Web, dando aos hackers ainda mais oportunidades para ataques.
A flexibilidade também é proporcionada por esta aplicação, pois você pode usá-la em qualquer dispositivo que a suporte. Isto se mostra especialmente vantajoso em caso de perda ou roubo de seu telefone ou computador.
Você pode optar por utilizar uma chave de segurança, que é um fator adicional armazenado em sua conta Bitbucket e utilizado sempre que a verificação de identidade for necessária. Para adicionar uma à sua conta, localize-a na seção "Chaves de segurança" da página "Configurações da conta".
Não importa o tipo de chave de segurança que você use, certifique-se de que ela seja mantida longe de olhos curiosos. Quando não estiver em uso, guarde-a em algum lugar seguro e traga-a com você ao acessar sua conta via login móvel.
Para começar com a verificação em duas etapas no Bitbucket, o primeiro passo é garantir que você tenha um smartphone ou uma chave de segurança que o suporte. Depois disso, adicione-a à sua conta clicando em "Chave de segurança" na página "Verificação em duas etapas" e seguindo suas instruções.
Uma vez feito isso, volte à sua conta e ative a verificação em duas etapas, clicando no botão "Ligar". Toda vez que você tentar entrar com seu endereço de e-mail e senha, um código será enviado diretamente para seu telefone ou chave de segurança para validação.
Se você não pode receber o código, pode ser porque seu dispositivo não está conectado a uma rede celular. Neste caso, você pode desativar a verificação em duas etapas a partir do painel de controle quadrado para tentar novamente.
Você pode optar por remover um número de telefone verificado ou um aplicativo autenticador da sua conta. Isso não afetará nenhum membro da equipe que tenha se inscrito anteriormente. Da mesma forma, você pode remover a chave de segurança associada à sua conta, se não for mais necessária.
Verificação de código
A autenticação de dois fatores (2FA), também conhecida como verificação em duas etapas (TFA), é um método eficaz para garantir que somente você possa entrar em sua conta. Em vez de simplesmente digitar sua senha, o 2FA exige que você forneça um código de verificação via mensagem de texto ou aplicativo.
Algumas contas também permitem que você utilize um código de backup, que você pode baixar, imprimir ou copiar caso seu método primário de autenticação falhe. Isto garante a segurança em caso de perda ou roubo de seu telefone e a necessidade de fazer o login usando outro dispositivo.
O Google e o Facebook oferecem ambos medidas de segurança similares, portanto, não deixe de revisá-las antes de se inscrever em qualquer serviço. Estas precauções são especialmente cruciais em sites que solicitam informações de contato - uma forma eficaz de manter seus dados protegidos.
Os códigos de verificação, também conhecidos como autenticação de dois fatores, são códigos numéricos enviados a você via mensagem de texto ou e-mail. Estes códigos permitem que você conclua tarefas como a assinatura de uma nova conta, redefinir sua senha ou fazer o login em um computador ou dispositivo totalmente diferente.
Eles normalmente consistem de seis dígitos e expiram após um log in. Embora não sejam tão robustos quanto outros métodos 2FA, eles ainda fornecem uma camada extra de segurança.
Outro tipo de autenticação envolve o uso de um aplicativo autenticador, que é um aplicativo que você instala em seu telefone e gera um código aleatório quando logado. O processo é fácil e funciona bem em muitos dispositivos.
Para ativar a verificação em 2 etapas de seu e-mail, selecione o ícone de perfil e escolha Minha conta, depois navegue para Configurações de segurança dentro de Meu acesso à conta > Configurações de segurança. Finalmente, selecione Login e Segurança e ligue ou desligue o 2FA conforme necessário.
Uma vez concluído, você será solicitado a verificar seu número de telefone. Toque em OK para prosseguir.
Uma vez configurado, digitalize o código QR com seu aplicativo Authy ou digite-o manualmente. Um código de seis dígitos aparecerá na tela, que você pode usar para fazer o login em sua conta.
Alternativamente, os usuários podem configurar um número de SMS de retorno que enviará 2 códigosFA para um telefone alternativo caso seu método primário falhe. Isto é ideal para aqueles preocupados em perder seu telefone ou que se sentem desconfortáveis enviando seu número de telefone pela Internet.
Embora um sistema 2FA possa não ser o mais seguro, é uma forma eficaz de proteger sua conta de e-mail contra hackers e ladrões de identidade. Ele serve como um escudo eficaz contra ataques que podem potencialmente derrubar inúmeros sites e aplicativos sem precisar nem mesmo de seu nome de usuário ou senha.